O que os desequilíbrios no lado esquerdo ou direito do seu corpo dizem sobre sua energia?
No post anterior, falei sobre as energias masculina e feminina em nosso corpo, como elas nos influenciam e afetam. Falei também que muitas vezes os desconfortos que sentimos em um lado de nosso corpo pode estar diretamente associado a conceitos do masculino/feminino que aprendemos e que influenciam nossa postura mesmo que inconscientemente. Se você não leu o outro post, pode encontrá-lo aqui.
Quando olhamos para a história, fica claro que a sociedade sempre separou o masculino e o feminino e aprendemos a aceitar essa separação sem questionamentos. Quantas vezes você ouviu a frase “engole esse choro” ou “sente-se com delicadeza e cruze as pernas”? Pequenos comentários e ações que inibem uma expressão mais feminina ou masculina. Lembro da época em que uma menina só aprendia balé e um menino futebol.
Felizmente os tempos estão mudando e hoje é mais evidente que todos precisamos de energia masculina e feminina para termos equilíbrio e equilíbrio é a chave para maior saúde, felicidade e bem-estar. O acolhimento das características dessas duas energias nos torna mais fortes, não preferir uma em detrimento da outra. Veja bem, estou falando de características não associadas ao gênero. O conjunto de características que definimos como “femininas” origina-se das expectativas que costumávamos colocar nas mulheres ao longo da história de se comportarem de determinada maneira. Da mesma forma, os traços associados a ser “masculino” são traços que costumávamos esperar dos homens. Hoje sabemos que pessoas de todos os gêneros podem ter qualquer combinação de qualquer uma dessas características, e nenhuma característica é inerente a qualquer gênero ou deveria ser esperada de qualquer gênero. Dito isso, as palavras “feminino” e “masculino” ainda podem ser úteis para descrever duas maneiras diferentes e opostas de ser.
Lembro de conversar com uma psicóloga, certa vez, e ela comentar que precisamos da energia masculina mais agressiva para dirigirmos um automóvel, por exemplo, caso contrário ficaremos parados na faixa da direita deixando que todos passem. Imagine essa cena na Marginal de São Paulo!
O equilíbrio
Nossa cultura sempre valorizou a energia masculina porque ela está muito associada a progresso e avanço, mas se ela se torna supervalorizada trabalhamos demais e não desconectamos, tiramos férias e continuamos com o celular conectado no trabalho. A supervalorização da energia masculina também nos torna dependentes dos aparelhos- celular, tablet, computador e nos desconecta da natureza.
A valorização excessiva da energia feminina pode nos manter estagnados em um ponto, sem conseguirmos agir, sem metas ou objetivos. Passamos muito tempo no emocional e no abstrato e temos dificuldade em nos valorizar e reconhecer nossas qualidades.
O equilíbrio é a chave para uma maior saúde, felicidade e uma compreensão profunda de suas ações e reações.
Deixo aqui algumas técnicas para te ajudar a equilibrar as energias masculina e feminina em sua vida, são atividades simples e práticas. Se sentir muita resistência à algumas atividades, observe se elas são predominantemente associadas à uma essas energias, se forem, pense nisso; você pode ter dificuldade em expressar e trazer essa energia para sua vida.
E, como mencionei no post anterior, escute e observe seu corpo sempre. O que ele está tentando dizer a você?
Acolher a energia masculina
1. Mais competitividade
Competição talvez seja um dos traços masculinos mais forte, pense em quantos animais machos competem por um território ou uma fêmea. Essa energia equilibrada promove movimento e ação. Se a sua natureza não costuma ser competitiva, experimente trazer atividades simples que trabalham essa energia:
- Jogue videogame com seu filho
- Defina uma meta agressiva no trabalho
- Pratique algum tipo de esporte
- Faça um almoço em família com pratos diferentes e peça feedback
2. Crie um projeto
A energia feminina está associada à abstração, quando precisamos criar um projeto, é a energia masculina que ajuda a desenvolver etapas, lógica e estrutura. Quantas vezes temos um desejo que não passa disso, desejar. Quando falo em projeto, você precisará enxergar etapas e sequência bem como ter disciplina para dedicar tempo a ele. Não precisa ser nada grandioso, experimente essa combinação de energias masculina e feminina:
- Criar um item de decoração simples, estilo faça você mesmo
- Criar e preparar um cardápio semanal (preparativo, lista de compras, cozinhar, congelar, etc)
3. Fique mais forte
Conquistar mais força física também ajuda a despertar a energia masculina. Experimente:
- Levantar pesos
- Mover alguns móveis para dar uma nova aparência ao seu espaço
- Levar sua prática de ioga para o próximo nível com apoios de cabeça ou apoios de mão
4. Relaxe quando seu trabalho estiver concluído
A energia feminina é fluída, em movimento constante. Por conta disso, as mulheres tendem a ir de um projeto a outro sem interrupção, sem pausa, em uma busca constante pelo algo mais que precisa ser feito. É ótimo ter essa fluidez, mas repouso também é essencial.
É mais fácil para um homem entender que ele merece se sentar no sofá, jogar um jogo. Qualquer coisa que você considere um tempo de lazer pode ser feito nesta etapa.
Acolher a energia feminina
1. Libere seus dons artísticos
A nossa criatividade é uma energia tipicamente feminina, exatamente pela facilidade de olhar de forma abstrata, fora do convencional. Em inglês dizemos “pense fora da caixinha”, em outras palavras, seja criativo. Algumas sugestões de atividades:
- Desenhe e pinte com seus filhos
- Faça um projeto com as crianças, criando algo juntos como uma casa de palito de sorvete
- Aprenda a tocar um instrumento ou simplesmente cante e dance
2. Experimente o nutrir
Talvez uma das características femininas mais fortes seja o nutrir, desde pessoas a plantas e animais. O cuidar do outro é uma força muito forte, uma verdadeira doação, que é outra característica feminina. Experimente:
- De uma forma mais literal, arrisque-se na cozinha criando uma refeição para a família
- Ajude seus filhos com a lição de casa
- Cultive plantas
- Abrace e beije mais
3. Ouça sua intuição
Você sabe que a mente masculina é mais lógica e analítica, por conta disso, aprender a ouvir a intuição é um ótimo exercício de desenvolvimento da energia feminina. Irresistivelmente nesse ponto vou falar mais em energia, sim… um dos meus temas favoritos!
Quando você tem uma mente mais lógica e sente uma intuição, começa a questionar essa intuição, vou exemplificar. Você está indo trabalhar e sente instintivamente que deveria escolher outro caminho, imediatamente sua mente lógica vai dar inúmeros motivos para não mudar o trajeto, está planejado, organizado, estruturado… não mude. Mas a sua intuição é sua conexão direta com seu eu superior, com o que está além do que você consegue ver. Por conta disso, saber ouvir e acolher sua intuição é um ótimo exercício de aceitação de que há mais do que percebemos no físico.
Então minha dica aqui é que da próxima vez que sentir instintivamente que deveria fazer algo diferente, pare um momento e perceba se a sensação que vem junto é boa, se a mudança não fará mal a ninguém e se notar que é o sentimento é positivo, ouça sua intuição. Deixe-a levar você e observe os resultados.
4. Aprenda a apenas ouvir
Uma característica tipicamente masculina é ouvir e pensar na resposta, na solução imediatamente, de preferência enquanto a pessoa que conversa conosco ainda está contando o ocorrido. Você já se pegou fazendo isso? Tem a resposta antes mesmo do final da pergunta?
Se percebe isso, então pare tudo e apenas ouça. O conseguir ouvir sem julgamento e sem a solução perfeita para uma situação exige esforço, exige estar presente para escutar e compreender o que a outra pessoa está contando. Geralmente, tudo o que um amigo precisa é desabafar.
Então minha sugestão aqui é que você aprenda a ouvir sem dar uma resposta mágica, perfeita, a solução do problema da outra pessoa; é claro que se ela pedir uma sugestão sua opinião é mais que bem vinda, caso contrário, apenas ouça e se solidarize.
Atenção plena
Durante o dia estamos em movimento constante, passando de uma situação à outra. É justamente esse movimento que nos permite experimentar equilibrar nossas energias enquanto surgem as situações, principalmente quando você perceber que tende a responder sempre de uma mesma maneira a elas.
Para conseguir isso, esteja presente, não deixe sua mente voar. Escrevi um post aqui sobre os cinco princípios do Reiki e atenção plena que ajudarão a estar mais focado no aqui e agora.
Existe algo que deseja mudar e não consegue? Observe as energias envolvidas, que habilidades precisa desenvolver para conseguir promover uma resposta diferente?
Tudo é energia, masculina e feminina, precisamos das duas para sermos mais plenos, precisamos da ação e do repouso, do falar e do ouvir.
Experimente novas habilidades e observe como se sente.