Os símbolos de Reiki e o uso de cada um
Há alguns anos, os símbolos do Reiki eram considerados sagrados, não podiam ser exibidos publicamente e somente quem fizesse um curso de Reiki poderia conhecê-los. Depois que o Reiki chegou ao Ocidente, gradualmente ocorreu a desmistificação em relação aos símbolos e nos anos 90 eles foram publicados em um livro pela primeira vez.
Atualmente, podemos encontrá-los na Internet com muita facilidade.
Mas será que simplesmente conhecer o símbolo já nos permite usá-lo?
Os símbolos sozinhos, sem a iniciação ou sintonização em Reiki, não têm força. Eles se originam do Kanji Japonês e são basicamente palavras da Língua Japonesa que ajudam a melhorar o fluxo da energia da Força Vital.
Há autores que acreditam que você pode fazer a autosintonização nos símbolos; mas não creio que isso seja possível – quem sabe no futuro venha a ser. No curso de Reiki aqui do Espaço YAM, antes da sintonização, peço que os alunos tentem usar os símbolos e façam o teste.
Sem a sintonização, o praticante usará e doará a própria energia e acabará se sentindo cansado e sem energia no fim do processo.
Recebo feedback dos alunos comentando que eles percebem a diferença antes e depois da sintonização.
A importância da sintonização
É a sintonização feita pelo mestre de Reiki que capacita o uso da energia dos símbolos.
Durante o processo de sintonização, as energias de cada símbolo entram na mente do aluno e se conectam ao símbolo apropriado, como se fossem uma espécie de antena.
Os símbolos também são colocados na aura do aluno. Assim, após a sintonização quando o símbolo é invocado, as energias que foram conectadas anteriormente são ativadas e o fluxo de energia é ajustado de acordo.
A função dos símbolos
O uso dos símbolos facilita ao reikiano concentrar as energias de cura. Eles atuam como uma maneira de conexão com níveis de energia e consciência mais elevados e cada um tem uma função ou atuação específica.
Conheça os símbolos
Nos cursos de Reiki, os alunos aprendem que os símbolos podem ser usados desenhando-os nas palmas das mãos, no ar, visualizando-os na mente, com os olhos; seguindo do nome de cada símbolo.
Um praticante de Reiki já avançado, poderá ativar os símbolos automaticamente durante uma sessão.
Embora no início os alunos possam achar difícil desenhar os símbolos, não há, de fato, uma maneira errada de desenhá-los. Basta uma busca na Internet pelo símbolo Hon Sha Ze Sho Nem e você verá diversas formas diferentes. O essencial é a intenção, como sempre
CHO KU REI OU SÍMBOLO DE PODER
Aumenta a potência do fluxo de energia. Ele pode ser usado a qualquer momento durante uma sessão. Muitos praticantes usam no início para obter um “aumento da potência da energia” e no final para selar as energias de cura.
Outros usos:
- Fornece proteção em todos os níveis (confronto físico, verbal ou emocional, ataque psíquico etc.).
- Tratamento de um loca específico: ele ajuda a direcionar a energia Reiki para um local específico que requer cura, que esteja dolorida, machucada etc.
- Ajuda a criar uma atmosfera positiva, eliminando todas as energias negativas.
- Potencializa outros símbolos do Reiki quando desenhados antes e/ou depois dele.
SEI HE KI OU O SÍMBOLO DE CURA MENTAL/EMOCIONAL
É basicamente um símbolo de harmonia ou um pacificador. É usado para equilibrar os lados direito e esquerdo do cérebro, trazendo paz interna e externamente.
Outros usos:
- Tratamento de problemas mentais e emocionais como depressão, nervosismo, raiva ou tristeza.
- Melhora da memória.
- Ajuda na cura de vícios como fumo, álcool ou drogas.
- Ajuda a encontrar objetos perdidos.
HON SHA ZE SHO NEN OU O SÍMBOLO DE CURA À DISTÂNCIA
É usado principalmente para enviar Reiki para outras pessoas à distância. A distância não é uma barreira ao usar este símbolo, e um praticante pode enviar energias de cura para as pessoas do outro lado da sala, da cidade ou até mesmo do outro lado do mundo.
Esse símbolo rompe a barreira de tempo e espaço, permitindo o envio de energia para o passado e o futuro.
Outros usos:
- Trate situações futuras: enviar Reiki para qualquer evento ou atividade futura usando este símbolo ajudará a trazer o melhor resultado para a situação.
- Cure o passado: o uso deste símbolo ajuda a curar experiências traumáticas ou mesmo problemas decorrentes de vidas passadas.
- Ajude a manter o corpo, a mente e o espírito em harmonia.
- Canalize energia para pessoas ou situações distantes.
DAI KO MYO OU O SÍMBOLO “MESTRE”
O Dai Ko Myo é o símbolo com a vibração mais elevada e, portanto, é mais transformador no nível espiritual.
O uso desse símbolo ajuda a intensificar a cura da alma, pois as energias são enviadas para as camadas mais sutis da aura e dos chakras superiores. O equilíbrio das energias mais sutis é refletida no físico.
Ele também ajuda a curar nosso carma. Conhecido como símbolo de “cura para todos os fins” e símbolo de “capacitação”, este símbolo Reiki representa tudo o que é Reiki, incluindo capacitação pessoal e amor.
Outros usos:
- Para abrir canais durante a sintonização de Reiki e sintonizar aqueles que desejam se tornar praticantes de Reiki.
- Ajuda a aumentar a conexão entre o praticante e as energias universais e ajuda a curar a alma.
- Cura os chakras, a aura e qualquer doença iniciada por nossas crenças subconscientes.
Quer se tornar um reikiano? Conheça nosso curso e traga você também essa energia para sua vida.
Forte abraço.