Será que alho faz bem para você?

Será que o alho faz bem para você?

Por milhares de anos, as pessoas confiaram no alho para manter as infecções afastadas, aumentar a energia, apoiar o coração e dar sabor à comida. Há aqueles que adoram e outros que fogem dele! Quase a mesma reação que se tem com o coentro.

Nós cultivamos alho há tanto tempo que nem temos certeza de onde e quando começaram as primeiras práticas de cultivo.

Os benefícios

Além de seu sabor marcante que realça o sabor de vários pratos, o alho tem ainda diversos benefícios medicinais.

Na fitoterapia, o alho é usado para sintomas de infecções nas vias respiratórias superiores, é um antimicrobiano geral e auxilia ainda na saúde do coração e na digestão.

Como se isso não bastasse, o alho fresco é encontrado com muita facilidade do Norte ao Sul do Brasil.

O sabor do alho é potente e picante. Se você não está acostumado a comê-lo cru, simplesmente mastigar um pequeno dente pode ser uma experiência muito intensa, com seu sabor penetrando até mesmo nos seios da face.

Uma coisa é certa, o alho tem características poderosas. Por ser quente, picante e pungente, é melhor usado para condições frias e estagnadas. Por isso que nossas avós sabiam intuitivamente dessa característica e faziam o chá de alho quando estávamos com gripe. As propriedades quente e estimulante do alho aquecem o corpo e removem umidade, podendo melhorar congestionamentos.

Será que o alho é recomendado para você?

O consumo regular de alho pode ajudar a melhorar o sistema imunológico e prevenir doenças. 

Se você já está resfriado ou gripado, o alho é uma das melhores ervas para tratar os muitos sintomas de uma infecção respiratória. O cheiro de alho no hálito é um bom sinal… significa que os óleos voláteis do alho estão saindo pelos pulmões, que é exatamente onde você quer que o alho forneça sua atividade antimicrobiana. Pode ser que você afaste as pessoas com o hálito de alho, mas esse é um pequeno preço a se pagar!

Devido à ação antimicrobiana do alho cru, ele pode evitar que a doença se instale, além de tratar dor de garganta, principalmente quando associado a mel. 

Em casos de febre, ajuda o corpo a aquecer e combater a febre graças à sua ação como estimulante diaforético.

Não para por aí

Ele é indicado principalmente nos casos de congestão, seja nos pulmões ou nos seios da face. O consumo do alho cru estimula o fluxo de muco, além de ajudar a diluir e expulsá-lo do corpo.

Essa ação pode ser obtida também de forma tópico, passando óleo infundido com alho nas solas dos pés ou no peito.

E se o congestionamento estiver nos ouvidos, o óleo com infusão de alho é comumente usado para tratar infecções de ouvido. O óleo infundido é levemente aquecido e uma ou duas gotas são colocadas no canal auditivo dolorido.

Alho 2

Digestão

O alho é rico em inulina, que é um PREbiótico, o que significa que ajuda a alimentar a flora intestinal saudável. Embora pequenas quantidades de inulina sejam úteis para uma digestão saudável, comer muito alho, especialmente alho assado, pode causar gases excessivos em indivíduos sensíveis. Portanto, comece com pequenas quantidades e aumente se você planeja usar alho para apoiar sua flora intestinal.

Fontes:  The Healing Power of Garlic – Paul Bergner

Flor sem fundo

Você pode gostar também desses posts...